terça-feira, 5 de abril de 2011

Conceitos

Hamartoma é um tumor benigno resultante de erro no desenvolvimento de um órgão. Pode apresentar diferentes tipos de tecido em local onde normalmente não estariam presentes e ocorrer em diversos órgãos. Geralmente é assintomático e representa um achado imagiológico casual. Pode no entanto causar efeito de massa, e, pelo seu crescimento, deformidade no local onde se instala. Pode provocar efeitos mais deletérios no hipotálamo, no baço e nos rins, sendo comum no pulmão e ovário.

HAMARTOMA HIPOTALÂMICO
Embora o tumor não seja maligno, até dez anos atrás era considerado incurável, mesmo nos casos em que os médicos, intrigados, conseguissem localizá-lo. As cirurgias para resolver o problema eram arriscadas e em larga medida ineficientes. Os medicamentos tampouco ajudavam muito. Muitas das crianças que sofrem da doença viviam internadas.
O hamartoma do hipotálamo representa uma causa conhecida mas rara da puberdade precoce central e da epilepsia gelastica, a necessidade constante e urgente de rir pode ser uma pista desta doença, e poderia motivar uma consulta a um neurologista.Esta doença freqüentemente está associada ao prejuízo do desenvolvimento cerebral e da inteligência.

Um comentário:

  1. ola,boa noite eu estou com um no reto retral e estou agoniada tambem pois nao tem estudos sobre ele e terei que operar.como faco para entrar em contato c vcs?

    ResponderExcluir